Celular do Facebook pode estar a caminho

Postado por: | Marcadores , ,




Após se espalharem rapidamente, pelos grandes sites de tecnologia, rumores sobre um novo celular baseado em Android a ser criado pelo Facebook, o portal se pronunciou ontem, negando o fato.

O site TechCrunch deu o alarme , a partir de informações vindas de uma “fonte que conhece o projeto”, e afirma que o Facebook pode estar desenvolvendo um aparelho ou um software (com terceiros trabalhando no hardware).

As vantagens para o portal social seriam a extrema integração com a lista de contatos e funções de um celular – o que só é possível controlando o sistema operacional, além de uma maior liberdade na criação de aplicativos. O Facebook teria percebido a importância de se envolver na área após acompanhar o crescimento do iPhone e das plataformas Android no mercado, conta a fonte.

Outro argumento que embasa a teoria do TechCrunch é o projeto secreto no qual estariam trabalhando dois funcionários de alto nível da empresa, Joe Hewitt – responsável pela criação do browser Firefox e dos aplicativos do Facebook para iPhone – e Matthew Papakipos – que liderava o projeto do sistema operacional do Google Chrome OS até junho, quando migrou para o Facebook.

Porém, o porta-voz da empresa, Jaime Schopflin, em declaração para o Mashable, negou a existência do projeto de um telefone, afirmando que, na verdade, a equipe trabalha para que os celulares e seus aplicativos sejam mais “sociais”. Isso incluiria desde uma versão em HTML5 do site até aplicativos para plataformas importantes e as integrações da rede de pessoas com empresas fabricantes de aparelhos móveis.

Schopflin também cita o celular INQ1, que conta com o recurso Facebook integration (o primeiro apelidado de “Facebook Phone”), explicando que os funcionários mencionados estariam envolvidos nesse projeto. Segundo ele, os rumores teriam surgido porque a ideia de um telefone do Facebook é bastante atraente, mas garante que criar aparelhos não é o que a empresa faz.

Informações sobre sua possível aparência ou outras características ainda não foram “reveladas”, mas o TechCrunch especula bastante. Porém, como o próprio Facebook desmente sua existência (e levando em conta o histórico de “barrigas” e exageros do TechCrunch), talvez demore até termos alguma outra luz sobre o “celular do Facebook”, se é que ele existe. Mas não foi assim também com a Google?

Por Nátaly Dauer

Gostou do Artigo? Link-nos!


Comment (1)