Aplicativo espião disfarçado

Postado por: | Marcadores ,




Jogo para Android é na verdade aplicativo espião

A empresa especializada em segurança F-Secure descobriu recentemente que um aplicativo espião para aparelhos Android disfarçado como o título Snake, conhecido no Brasil como "jogo da cobrinha".

Segundo o site Pcworld, depois de instalado, o Snake Spy, aplicativo que é gratuito, passa a enviar informações de localização do aparelho para uma central, dados esses que podem ser acessados por meio do aplicativo GPS Spy, que é pago.

"O jogo parece uma variante do tradicional Snake. Mas, no entanto, ele tem duas funcionalidades ocultas. Primeiro, não pode ser finalizado. Depois de instalado, ele roda em segundo plano o tempo todo, e reinicia automaticamente quando você reinicia o celular. Segundo, a cada 15 minutos ele envia a localização do telefone para um servidor", diz Mikko Hypponen, diretor de pesquisas da F-Secure, de acordo com o site Eweek.

É possível que a Google decida remover o aplicativo do Android Market, mas o porta-voz da Google ressalta que os usuários devem prestar mais atenção nas informações fornecidas pelo aplicativo durante a instalação. "Ao instalar um aplicativo, é mostrada aos usuários uma tela que explica claramente o seu funcionamento e o tipo de informações que serão acessadas por ele quando for utilizado, como por exemplo o envio de informações de localização. Os usuários precisam efetivamente aceitar esse acesso para que a instalação prossiga, e também podem desinstalar o apli cativo a qualquer momento", frisa um porta-voz da Google.

Como de costume, os usuários são orientados a lerem atentamente as informações dos aplicativos a serem instalados, bem como procurar maiores dados sobre eles antes de colocá-los em funcionamento.

Terra


Gostou do Artigo? Link-nos!


Comments (0)